Dia do Brasil Madrid Infantil 2018 | Memoria e Prestação de Contas

Saudações à Comunidade Brasileira em Madrid:

Primeiramente, gostaria de ressaltar que foi para mim uma honra organizar esta atividade pelo segundo ano consecutivo, pois a primeira vez foi em 2017, quando era presidenta do Conselho de Cidadania Brasileira em Madrid.

Para mim é sempre um prazer trabalhar com crianças, pois sou licenciada em Educação Artística e coordenadora de Tempo Livre titulada pela Comunidad de Madrid, o que me mantém, profissionalmente, neste campo. Foi também um desafio, pois, organizei tudo pelo COLECTIVO VENUS URANIA ASOCIACIÓN CULTURAL Y ARTÍSTICA, da qual sou fundadora e presidenta, e, por primeira vez, realizei, praticamente sozinha e em tempo récorde, todas as etapas da organização e concretização do Projeto: elaboração e apresentação; captação de recursos; seleção e coordenação da equipe de voluntários;inscrições dos participantes; elaboração dos alimentos; memoria e prestação de contas !!! Foi também um grande aprendizado para mim e para minha Associação.

A título de informação, deixo aqui o que foi realizado em 2017:

Dia do Brasil Madrid Infantil 2017

AGRADECIMENTOS

Foi um trabalho imenso, não saiu perfeito, como eu gostaria, mas foi feito com amor, dedicação e honestidade e, como consequência, estive um pouco afastada das outras atividades, mas como tenho grande satisfação em concluir o que começo, só tenho a agradecer pela oportunidade de concluir esta realização. Agradeço, de modo especial, aos pais, participantes, colaboradores, voluntários, apoiadores, doadores e o Consulado-Geral do Brasil em Madrid, além de RA Eventos e Norte Real Sport Club, que nos acolheram. Este é um projeto comunitário, no qual cada pessoa é importante e deixou nele a sua marca.

Apresento aqui um resumo da MEMORIA DAS ATIVIDADES REALIZADAS, mas deixo, anexo, o documento completo em pdf. A Prestação de Contas foi enviada aos apoiadores, porém deixo ao final, um resumo e uma estatística dos valores orçados inicialmente (que figuram no Projeto inicial), os que foram captados (com as iniciais dos doadores) e os gastos reais para a realização do Projeto, que teve alguns  remanejamentos e supressões de custos, em função do montante captado. Se alguém tiver algum motivo que justifique o acesso à informação completa, basta solicitar que lhes apresentamos, embora o documento completo seja mais extenso e a  informação é dirigida aos organizadores, doadores, apoiadores e voluntários, aos quais foi enviada por completo.

INTRODUÇÃO

Como todos sabem, este projeto foi realizado por uma entidade sem ânimo de lucro, o Colectivo Venus Urania Asociación Cultural y Artística, contando unicamente com apoios e doações. Além do mais, começamos a captação de recursos somente depois do dia 15 de agosto, o atraso foi devido às dificuldades para conseguir um espaço. Conseguimos arrecadar menos da metade do orçamento, o que nos obrigou a ajustar os custos. No entanto, somos imensamente gratos a todos os que se animaram a colaborar com este Projeto, dado o curto espaço de tempo disposto.

Em função desta situação, tivemos alguns problemas, que não interferiram no resultado final das atividades, mas causaram dificuldades, a mais importante foi a falta do transporte, horas antes do evento, que tínhamos como um ‘apoio’ que não pode se efetivar e fomos avisados somente na noite do sábado, o que provocou atrasos e gastos imprevistos. Mas ficou bem resolvido, pois tivemos o apoio dos pais, adaptando a programação e aquilo que não pode ser realizado, por esse motivo, como o Cinema – que dependia de levar uma televisão e preparar uma sala – ficou para uma próxima ocasião. O restante da programação foi cumprido, mesmo com algumas mudanças no horário, devido a este imprevisto.

Também é digno de nota que presença dos pais foi importante e que algumas atividades foram realizadas com eles, como no caso da Piscina, programada para o final da tarde, porém, a maioria das crianças preferiram ir antes, com os pais. Nós flexibilizamos, pois, o objetivo era que todos se sentissem bem e aproveitassem ao máximo o momento de confraternização, o que de fato ocorreu. E já no final da tarde, as crianças que queriam ir à piscina já tinham ido, algumas inclusive tinham ido embora com os pais, e realizamos atividades diferentes com as que permaneceram e não queriam ir à Piscina.

Ressalto, ainda, que é muito importante o compromisso da comunidade brasileira com a Infância e com o Português como Língua de Herança, do qual temos mostras maravilhosas entre nós. E espero que esta iniciativa sirva de incentivo para que novas iniciativas surjam; como esta, ou de diferentes formatos, porém que continuem realizando-se projetos como este.

BREVE REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS E RESUMO DA  PRESTAÇÃO DE CONTAS 

Deixo aqui o documento, para ver e baixar em pdf, com a Memória das Atividades Realizadas e a Pestação de Contas,com os documentos comprovatorios, foi enviada aos apoiadores do evento, No entanto, os documentos estão disponíveis para todos os que tenham algum motivo que justifique a sua apresentação e o solicitem.

COLECTIVO VENUS URANIA | DIA DO BRASIL MADRID INFANTIL | MEMORIA DAS ATIVIDADES REALIZADAS

CONCLUSÃO

Mais uma vez, foi um prazer colaborar com a comunidade brasileira residente em Madrid, da qual eu faço parte. Como sou perfeccionista, considero que muitas coisas poderiam ter saído melhores, mas, como sou também realista, reconheço o empenho de todos os colaboradores, inclusive o meu, e as limitações inerentes às circunstâncias que nos defrontaram.

Espero, e confio, que minha iniciativa não seja isolada e que muitas pessoas se animem a realizar atividades em favor da Infância, do Português como Língua de Herança e da nossa comunidade, pois todos são bem-vindos e todos são muito válidos nas suas ações.

No que depender de mim, contem sempre com a minha motivação e sincera colaboração.

Muito obrigada a todas e todos que nos prestigiaram!!!

Nos vemos nos próximos eventos!!!

Beth Firmino | Elizabeth Firmino Pereira

Beth Firmino