Apto para Niños Arte Educación Dia do Brasil Madrid Infantil Eventos

Dia Do Brasil Madrid Infantil

QUANDO E ONDE?

Domingo · 9 de Setembro · Horário Infantil: de 11:30 a 21 horas ·
Norte Real Sport Club. Av Puente Cultural , 1 . 28702. San Sebastian de los Reyes (Madrid) |Metro: Hospital Infanta Sofia, Linha 10.

ÁREA INFANTIL
A Área Infantil do DIA DO BRASIL 2018 é organizada pelo COLECTIVO VENUS URANIA ASOCIACIÓN CULTURAL Y ARTÍSTICA, coordenada por Elizabeth Firmino Pereira, funciona em sinergia com a organização geral do RA Eventos e de Roseli Almeida, porém é organizada de modo independente.
As atividades são todas gratuitas, o número máximo de vagas oferecidas é de 60 crianças, de idades entre 4 e 12 anos.

COMO PARTICIPAR? 

Descarguem aqui o formulário, preencham e enviem:

Ou acesse por aqui o Formulário: https://goo.gl/forms/K5DwFz6RrDwltdfq2

PARA PARTICIPAR COMO VOLUNTÁRI@S

PARA COLABORAR ECONOMICAMENTE COM O PROJETO

Se pode colaborar com qualquer valor, a cada um dos doadores ou apoiadores enviaremos um Certificado de Doação e a Prestação de Contas das atividades, assim teremos um projeto mais participativo e transparente.

PARA ASOCIARSE AL COLECTIVO VENUS URANIA

DÚVIDAS E INFORMAÇÕES:

e-mail: dia.do.brasil.madrid.infantil@gmail.com | colectivo.venus.urania@gmail.com

PARA ATUALIZAÇÕES, SIGAM A NOSSA WEB: https://colectivovenusurania.org


DIA DO BRASIL MADRID 2018


 


DIA DO BRASIL MADRID INFANTIL 2018

O PROJETO

Estender o Dia do Brasil às novas gerações é preparar os cidadãos do futuro, que irão conviver em um ambiente cada vez mais global e conectado. Preservando o Português como Língua de Herança, garantindo a transmissão do patrimônio cultural imaterial formado por símbolos e costumes às novas gerações, geramos valores de muito proveitosos para esses cidadãos do futuro, entre eles o bilingüismo.
Por outro lado, damos também a oportunidade a outras crianças de conhecerem e vivenciares a cultura brasileira e a língua portuguesa, assim como o imenso patrimônio cultural imaterial dos jogos tradicionais, que muito têm que ver com os que ainda hoje brincam as crianças espanholas, como mostra da profunda interação cultural que existe entre os dois continentes, o que notarão as crianças que nasceram aqui.
Cremos no lúdico também como forma de educação em valores como a integração cultural, a igualdade, o conhecimento, todos eles, valores positivos para a preservação do planeta, outros dos objetivos fundamentais para a vida das novas gerações. Por isso apostamos por este Projeto como uma oportunidade de aproximação entre as crianças brasileiras, nascidos no Brasil e na Espanha, ou seja, a ocasião ideal para compartilhar a cultura que nos une.

OBJETIVOS

Objetivos Gerais:

Compartilhar valores, cultura e o Português como língua de herança através de recursos lúdicos com crianças brasileiras, num entorno favorável às atividades de recreação, à criatividade, à ecologia e ao esporte.

Objetivos Específicos:

Preservar o patrimônio cultural imaterial dos jogos infantis brasileiros, transmitindo-os às novas gerações. Transmitir o Português como Língua de Herança. Promover a integração sociocultural entre as crianças brasileiras em um ambiente favorável ao intercâmbio de vivências culturais. Educar, através do jogo e da criatividade, em valores de convivência, respeito, igualdade e a preservação ecológica do planeta.

METODOLOGIA

No evento Dia do Brasil, haverá uma área destinada para as atividades infantis, na qual se desenvolverá a programação proposta. Serão atendidas crianças de 4 a 12, anos inscritas previamente, num total de 60 vagas.
Cada monitor terá um máximo de 10 crianças a seu cuidado, além de contarmos com uma Coordenadora de Tempo Livre, uma Salva-vidas no local e monitores de apoio para as atividades no espaço infantil.
Serão realizadas atividades Culturais, Artísticas, Esportivas, Contação de histórias e Leitura, todas em Português, com a devida atenção às crianças que não compreendem o idioma, buscando sua integração e participação, além de atividades na piscina, onde as crianças estarão acompanhadas e aqueles que não saibam nadar, segundo a informação dos pais, deverão usar algum objeto flutuador, conhecidos na Espanha como ‘manguitos’. Segue a descrição completa da programação.

CRONOGRAMA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

 

11:30 – Recepção das crianças pelos monitores
Cada monitor terá uma lista com as crianças que estarão ao seu cuidado, divididas por idades, aos quais identificaremos com uma pulseira de identificação colorida.
11.30 a 12:00 – Oficina: Português como língua de herança, leitura e contação de histórias
Através da Contação de histórias, da leitura e dos materiais visuais, serão introduzidas informações sobre Brasil e a Bandeira brasileira de forma lúdica e preparado o contexto da próxima atividade, favorecendo a integração entre o grupo.
Objetivo: Quebrar o gelo, promover a integração e ampliar o conhecimento das crianças sobre a Bandeira do Brasil.
12:00 a 12:30 – Oficina de Artes Plásticas: criação coletiva da Bandeira do Brasil
Fazendo uso de diferentes técnicas plásticas, as crianças pintarão a Bandeira do Brasil, com suas cores originas, porém, com espaço para a criatividade.
Objetivo: Desenvolver a expressão plástica, a criatividade e o conhecimento de um dos mais importantes símbolos brasileiros, gerando familiaridade com ele e um sentido de pertencimento, nas crianças.
12:30 a 13:00 – Oficina de pintura facial (maquiagem infantil) e Brinquedoteca
Os monitores farão as pinturas faciais nas crianças inspirados em famosos personagens do imaginário infantil brasileiro, como A Turma de Mônica, de Maurício de Souza
ou personagens de Monteiro Lobato, do O Sítio do Pica-Pau Amarelo, entre outros. Enquanto esperam a sua vez, as crianças terão disponível una Brinquedoteca com brinquedos e jogos educativos, acompanhados de um monitor.
Objetivo: Dar a conhecer os personagens do imaginário infantil brasileiro, proporcionando momentos lúdicos às crianças.
13:00 a 14:00 – Teatro lúdico sobre a história do Brasil
Será apresentado um espectáculo que contará, de forma lúdica, artística e divertida, a história do Brasil, mostrando elementos da matriz cultural brasileira, como danças indígenas e africanas. A obra será apresentada no Espaço Cênico e todos os participantes irão assistir, acompanhados dos monitores.
Objetivo: Conhecer a história a formação cultural do Brasil de forma lúdica e divertida.
14:00 a 15:00 – Piquenique (lanche), Brinquedoteca e Biblioteca
Será servido um lanche, com água e frutas para as crianças em forma de piquenique, respeitando-se as alergias e restrições alimentares. Terminado o lanche, as crianças poderão brincar na Brinquedoteca ou ler livros infantis em Português, que estarão disponíveis no local, em uma míni Biblioteca, criada para esta ocasião.
Objetivos: Promover a socialização, os bons hábitos alimentares, incentivando o sentido lúdico e a leitura.
15:00 a 16:00 – Oficina de Música: Construção de instrumentos Musicais e Concerto infantil
Construção de instrumentos musicais com material reciclado e grãos de cerais: arroz, lentilhas, grão-de-bico, feijão etc. Após a elaboração dos instrumentos, as crianças realizarão uma oficina prática de música e criação coletiva com estes instrumentos.
Objetivo: Desenvolver a criatividade, o trabalho em equipe e a musicalidade.
16:00 a 17:00 – Capoeira infantil
Oficina de capoeira para as crianças: jogos, cantos e apresentação.
Objetivo: Promover o senso rítmico, a expressão corporal, sentido lúdico e esportivo, além do conhecimento da cultura brasileira.
17:00 a 18:30 – Piscina: atividades de recreação


Atividades de recreação na piscina, acompanhados dos monitores, com a presença de uma Salva-vidas. As crianças que não souberem nadar com segurança deverão usar “manguitos”; a piscina é rasa, mas haverá também outros objetos flutuadores no local.
Objetivo: Recreação, integração, jogos de familiarização com a água.
18:30 a 19:30 – Cine infantil em Português
Exibição de um filme infantil em português.
Objetivo: Favorecer desenvolvimento do Português como Língua de Herança, o estímulo
à compreensão, à linguagem e ao conhecimento da cultura brasileira.
19:30 a 20:00 – Ciranda, Jogos e brincadeiras tradicionais brasileiras
Cirandas são danças e cantigas infantis utilizadas pelas crianças para brincar em conjunto. Os jogos e brincadeiras tradicionais consistem em um valioso patrimônio cultural imaterial, que é transmitido de geração em geração. A oficina consiste em propor e ensinar estas brincadeiras às crianças, promovendo a integração entre elas.
Objetivo: Preservar e retransmitir o patrimônio cultural imaterial dos jogos tradicionais brasileiros.
20:00 a 20:45 – “Que bicho é esse?” Oficina de Teatro e Ecologia: a fauna brasileira
Oficina de jogos teatrais, mímica e improvisação sobre os animais da fauna brasileira, sensibilizando a respeito da preservação das espécies e do meio ambiente.
Objetivo: Desenvolver a criatividade, a auto expressão, a curiosidade sobre a fauna brasileira, o respeito à natureza e a preservação ambiental.
20:45 a 21:00 – Avaliação feita pelas crianças
Avaliação das crianças sobre as atividades realizadas, por meio de questionários adaptados a sua idade.
Objetivo: Avaliar as atividades e obter sugestões para as próximas edições.
21:00 – Final das atividades infantis
Entrega das crianças aos pais.

O PROJETO COMPLETO ESTÁ AQUI:                                           https://indd.adobe.com/view/99d4402b-0e01-437b-9dd3-c05091cdcd4c

 

Sobre el autor

Somos una entidad sin ánimo de lucro, inscrita en el Registro Nacional de Asociaciones de España, con sede en MADRID. Nuestras acciones son en el ámbito de la Cultura, las Artes, la Ciencia, la Educación, priorizando las Mujeres, la Igualdad de oportunidades entre los géneros, la infancia, los colectivos inmigrantes, la ecología y la integración social.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Uso de cookies

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies ACEPTAR

Aviso de cookies